Cinco motivos para ver "Gilmore Girls"


Hoje é dia 25 de outubro, portanto, falta exatamente um mês para a estréia do revival de Gilmore Girls. O quê?... Você não faz ideia do que seja Gilmore Girls? Então vou explicar aqui.
Trata-se de uma série que foi ao ar pelo canal americano CW nos primeiros anos de 2000, mais precisamente entre 2000 e 2007. Tendo como foco duas personagens, Lorelai e Rory, a série apresenta uma bonita relação entre mãe e filha, cheia de amizade e cumplicidade. Lorelai engravidou aos 16 anos e, como decidiu não se casar com o pai da criança, abriu mão de todo o conforto da casa dos pais e se mudou para uma cidade pequena onde criou a filha sozinha. Assim, a história começa quando Rory já está com 16 anos e mostra a relação entre elas, o crescimento da menina e o amadurecimento da mãe, os problemas que elas enfrentam e, claro, suas aventuras amorosas.
Como foi dito, a série acabou em 2007. No entanto, a Netflix produziu um revival que contará com quatro novos episódios de 90 minutos cada. Como o primeiro vai estar disponível dia 25 de novembro, resolvi fazer uma lista com 5 motivos para assistir (ou rever) Gilmore Girls. Assim, vocês podem aproveitar esses 30 dias que faltam e assistir às 7 temporadas.

1 – Foco na relação entre mãe e filha
        Uma das coisas que mais gosto em Gilmore Girls é que, apesar de surgirem alguns casais ao longo de cada temporada, nenhum relacionamento amoroso supera o vínculo e a amizade que existem entre mãe e filha. Aliás, isso não é mostrado apenas na relação entre Lorelai e Rory, mas também no relacionamento da Lorelai com a própria mãe, Emily, e da Rory com os avós maternos e com o pai, Christopher. Com isso, a série traz várias mensagens sobre a importância da família.



2 – Diálogos afiados e cheios de referências
           Ao ver a sinopse da série, dá para perceber que se trata de uma história bem simples e leve. No entanto, contrastando com essa aparente calmaria, temos diálogos muito rápidos, com um senso de humor inteligente e várias referências à cultura pop.
         Tanto a Lorelai a quanto Rory falam muito rápido e sempre fazem alguma menção à filmes, livros, séries e músicas. Além disso, têm um senso de humor muito afiado e, às vezes, bem ácido. Aliás, o humor presente em toda a série funciona muito bem, pois é mais refinado e irônico, sendo incluído de maneira orgânica na história, sem soar forçado ou clichê.


3 – Personagens secundários
          Gilmore Girls tem, na minha opinião, os melhores personagens secundários que uma série pode ter. Divertidos, cheios de personalidade e muito bem construídos, esses personagens não são o centro da série, mas contribuem significativamente para o seu andamento. Entre estes personagens, posso destacar a Emily Gimore, mãe da Lorelai, que está sempre interferindo na vida da filha e da neta, agindo de acordo com o que ela considera ser o melhor para as duas. Apesar de ser um pouco irritante às vezes, sua importância para a série é inegável. Além disso, ela e a filha possuem alguns dos melhores e mais afiados diálogos de toda a série.


4 – Empoderamento feminino
          Não apenas por trazer duas mulheres como protagonistas, Gilmore Girls reforça a todo momento a força e a independência femininas. Podemos identificar isso primeiramente pelo fato de que Lorelai cria Rory completamente sozinha. Mas, mais do que isso, vemos ambas construindo suas vidas, tomando suas próprias decisões e enfrentando as consequências de suas escolhas. Além disso, elas mostram que as mulheres não devem deixar que nada ou ninguém as faça se sentirem inferiores ou incapazes. Para resumir: girl power.

5 – Muitas referências à literatura.
          Claro que eu ia deixar o melhor para o final né? Poucas vezes eu assisti uma série com tantas referências a livros como em Gilmore Girls. Isto se deve muito à Rory, que é uma leitora voraz e, em vários momentos, menciona livros, autores e citações marcantes.
          Inclusive, existe um desafio na internet para ver quantos livros da lista de leitura dela a pessoa já leu, o The Rory Gilmore Book Challenge.  Para quem quiser conferir, a lista completa (com mais de 300 livros), está disponível aqui.
 
"Nada, nada cheira como isso!"

Bônus: Os casais mais fofos

      Eu falei que o foco desta série não é em nenhum casal, mas na relação de companheirismo e amizade entre mãe e filha. No entanto, é claro alguns casais se formam ao longo das temporadas e, alguns deles, são muito lindos. Claro que não vou dar spoiler aqui de quais são esses casais, mas já adianto que é impossível não torcer por pelo menos um. 

          Esses são alguns motivos para vocês conhecerem ou revisitarem o universo de Gilmore Girls. Essa série é, sem dúvida, a minha favorita, e eu tenho certeza de que vai agradar quem gosta de um senso de humor rápido e muito afiado. Além disso, ainda traz um diferencial a mais para quem ama ler.
        Todas as sete temporadas estão disponíveis na Netflix. Então, é só preparar o café e embarcar nas aventuras das Gilmore Girls.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras