[Lista] Cinco livros para ler no inverno

A estação mais fria do ano chegou (finalmente!), e com ela veio também a vontade de ficar enrolado nas cobertas, lendo um bom livro e tomando um chá/café bem quente. Pensando nisso, fiz uma lista com cinco livros que são a cara dessa estação do ano e combinam perfeitamente com esse plano.
Então, prepara o chá e as cobertas, porque o que não vai faltar é opção de livro para aproveitar o inverno.

1 – O rei do inverno – As crônicas de Artur, vol. 1, de Bernard Cornwell
            Só pelo título, já não preciso nem dizer o motivo deste livro estar na lista. Mas, além do nome, a própria história e o ambiente em que ela se desenrola, combinam muito com o inverno.
Sinopse: Primeiro volume da trilogia que conta a mais fiel história de Rei Artur. A partir de fatos, este romance genial retrata o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro britânico, que luta contra os saxões para manter unida a Britânia, no século V, após a saída dos romanos.
Editora: Record / Páginas: 544

2 – Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
            Eu não sei explicar bem o motivo, mas sempre achei que Orgulho e Preconceito tem tudo a ver com um clima mais frio. Talvez por ser uma história de época ou pelo clima de romance, mas sempre pensei que este livro é um leitura ideal para o inverno.
Sinopse: 'Orgulho e Preconceito' apresenta o romance de Elizabeth Bennet, segunda mais velha dentre cinco filhas solteiras de uma família inglesa sem muitas posses, e Fitzwillam Darcy, um rico esnobe que a conhece em um baile e, diferente dos mocinhos clássicos, não fica imediatamente encantado por ela. A busca das jovens mulheres por um bom casamento na sociedade inglesa rural do século XIX é o mote do romance e também o principal alvo da crítica da escritora.

3 – O nome do vento, de Patrick Rothfuss
            Acredito que livros de fantasia são ideais para os dias mais frios. Pensando nisso, optei por um indicar um dos livros que mais gosto deste gênero: O nome do vento, de Patrick Rothfuss. Gosto tanto desse livro, que foi o meu escolhido para a primeira resenha do blog (aqui).
Sinopse: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.
Editora: Arqueiro / Páginas:656

4 – Um estudo em vermelho, de Sir Arthur Conan Doyle
            Tem alguma coisa que combina mais com inverno do que um bom mistério? Eu acho que não. Então, lógico que não poderia deixar de incluir nessa lista um dos principais (se não for o principal) representante do gênero: Sherlock Holmes. O livro que eu escolhi foi Um estudo em vermelho, que é a minha história preferida do famoso detetive de Baker Street.
Sinopse: Publicado originalmente em 1887, “Um Estudo em Vermelho” é uma espécie de “livro do Gênesis” para os casos de Sherlock Holmes. Além de ser o primeiro livro escrito por Conan Doyle, ele marca a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal e também o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Os dois homens decidem dividir um apartamento, e Watson descobre que seu novo amigo tem uma ocupação pouco ortodoxa: é o único detetive consultor do mundo. Em pouco tempo, Watson se vê envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato.
Editora: Zahar / Páginas: 192

5 – A Seleção, de Kiera Cass
            Pensando em trazer uma leitura mais leve para amenizar os dias frios do inverno, escolhi o livro a seleção. Já falei sobre essa série aqui, e é uma história tão simples, envolvente e romântica que acho perfeita para ler em um dia de temperaturas mais baixas, tomando um delicioso chocolate quente.
Sinopse:  Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
Editora: Seguinte / Páginas: 368


            Então, quem está preparado para a nova estação que está começando? O que não falta é opção de livros para todos os gostos. Deixe nos comentários quais livros pretende ler nesse inverno.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras