Dica da Malu: Fazendo Meu Filme

Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Hoje eu resolvi falar não sobre um livro só, mas quatro: a série Fazendo Meu Filme, da escritora brasileira Paula Pimenta. Tenho que confessar que eu sou meio suspeita para falar sobre essa série, porque ela realmente me marcou muito. Primeiro, pela identificação com a personagem principal tanto pela idade (quando eu li o primeiro livro tinha dezesseis anos, assim como a protagonista), quanto pela personalidade e pelos gostos. Segundo, que foi um livro que unia duas paixões minhas: a literatura e o cinema. Assim, não tinha como eu não me apaixonar pela série.
A história é narrada sob o ponto de vista da protagonista, Estefânia Castelino Belluz ou, como ela prefere, Fani. No primeiro livro, Fazendo Meu Filme – A estreia de Fani, somos apresentados a protagonista, uma menina de dezesseis anos, que vive em Belo Horizonte e é completamente apaixonada por cinema. Neste livro, tudo muda na vida da sonhadora Fani, quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e passar um ano vivendo em outro país.
Um dos pontos que mais me chamaram a atenção quando li este livro foi a facilidade que tive para me identificar com a personagem, e não só pelos motivos já citados. Paula Pimenta descreve as expectativas, os medos e as dúvidas de seus personagens de uma maneira extremamente natural, tornando-os mais reais, quase como se já os conhecêssemos de algum lugar. É praticamente impossível ler este livro sem identificar ao menos alguma situação que te faça pensar “eu já passei por algo bem parecido”. Isso facilita para que os leitores adolescentes se vejam nos conflitos tratados na história. Além disso, para os leitores adultos, o livro se mostra uma oportunidade de recordar a própria adolescência. 
Além da protagonista Fani, os demais personagens criados pela Paula são incrivelmente cativantes. Cada um apresenta um traço de personalidade que conquista o leitor e o leva até a desejar ser amigo deles.
Outro ponto que eu simplesmente amo nesses livros é o fato de que cada capítulo começa com uma citação de algum filme que tem a ver com os fatos que serão narrados ali. Essas citações não só fazem uma referência ao título do livro e à paixão da protagonista por filmes, como serve para despertar ainda mais o interesse do leitor para o que vai acontecer a seguir.
Preciso ressaltar ainda que a Paula não só manteve a qualidade e o ritmo da história presentes no primeiro livro, como parece ter aprimorado ainda mais nas suas continuações, Fani na terra da rainha, O roteiro inesperado de Fani, e Fani em busca do final feliz . A trama foi evoluindo de uma maneira natural e instigante ao longo dos quatro livros, com reviravoltas bem escritas e personagens que se tornam cada vez mais apaixonantes. Ao final do quarto livro, fica a saudade daqueles personagens que nos encantaram durante a leitura.
Não é sem motivos que Paula Pimenta se tornou uma das autoras de maior sucesso no Brasil. Seus livros estão constantemente na lista dos mais vendidos e, a cada dia, conquistam mais leitores. A série Fazendo Meu Filme já conta com publicações em Portugal, na Espanha e em alguns países da América Latina, além de ter dado origem a dois HQs (Fazendo Meu Filme 1 – Antes do filme começar e Fazendo Meu Filme 2 – Azar no Jogo, Sorte no Amor) e a outra série de livros, Minha Vida Fora de Série*.
O que eu posso dizer sobre Fazendo Meu Filme é que essa série me conquistou quando eu ainda era uma adolescente, mas seu universo foi tão bem escrito que ela continua me acompanhando, sendo sempre delicioso revisitar suas páginas. Recomendo para jovens leitores, mas também para aqueles que queiram relembrar a sua adolescência, com suas dúvidas, seus medos e suas alegrias.
P.S.: A Editora Gutenberg lançou em janeiro uma nova edição do Diário da Fani, um diário onde, além de escrever sua própria história, o leitor poderá reler frases mais marcantes dos quatro livros. Mais informações aqui.

*Em breve, comentários sobre os três livros já publicados de Minha Vida Fora de Série

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras