[Dica da Malu] Sofia


Para começar bem a semana, nada melhor do que falar a respeito de um livro que traz uma trama sensível sobre amor e esperança. Assim, escolhi para a resenha de hoje o livro “Sofia”, da autora brasileira Mai Passos G e que trata sobre uma menina movida pelo amor à irmã mais velha e a vontade de reconstruir sua família.
Quando criança, Sophie perdeu sua irmã mais velha em um acidente de carro. Com a morte de Sofia, o casamento dos pais acabou desmoronando e Sophie viu sua família ruir completamente. Doze anos mais tarde, ela resolveu partir em busca da pessoa que recebeu o coração de Sofia, a fim de reconstruir sua família.
O primeiro ponto que destaco neste livro é como, de uma história tão simples, a autora conseguiu extrair reflexões muito bonitas. Ela aborda aqui o amor em todas as suas formas, seja na relação entre irmãs, entre mãe e filha, entre namorados adolescentes ou entre marido e esposa. Assim, todos esses relacionamentos foram construídos no livro de uma maneira sensível e delicada, mostrando suas dificuldades, mas também sua força e importância.
O livro ainda aborda um tema extremamente difícil que a perda de um ente querido e a dificuldade de seguir em frente. Isso fica claro, primeiro, pelo comportamento de Sophie. Ela nunca conseguiu entender ou aceitar a morte da irmã, sem saber lidar com a ausência dela e com o modo como sua família ruiu. No entanto, vemos o impacto desta perda nas decisões tomadas pelos pais de Sophie. Fernanda, a mãe, se afundou em uma tristeza tão profunda que a fez se isolar do marido e da filha caçula. Já Marco, não soube lidar com a depressão de mulher, abandonando ela e a filha e construindo uma nova família em outro lugar.
Um outro ponto forte deste livro são os personagens. Começando por Sophie, a protagonista. É impossível não se tocado pelo amor que ela sente pela irmã e pela família, e pelo desejo genuíno de reunir todos novamente. Temos ainda Fernanda e Marco, que apesar de seus erros, ainda sofriam pela perda da filha mais velha, carregando tristezas e arrependimentos que determinaram os rumos de suas vidas. Por fim, destaco Adam, um jovem que Sophie conheceu durante sua jornada e que também possuía dores profundas relacionadas ao seu passado. Assim, é interessante ver o amadurecimento destes personagens ao longo da trama e o modo como cada um tentava lidar com suas perdas e reconstruir sua vida.
Minha única ressalva é o modo quase instantâneo como Adam se interessa por Sophie e vice-versa. Achei o envolvimento entre os dois um tanto abrupto, principalmente da parte do Adam. No entanto, é inegável que a interação entre os dois flui muito bem, tornando impossível não torcer para este casal.
Recomendo “Sofia” por se tratar de um livro que, apesar de uma trama simples, encanta o leitor pela sensibilidade e delicadeza. Deste modo, apesar de trazer um tema doloroso, trata-se de uma leitura leve e fluida, desenvolvida em um bom ritmo, movida por personagens interessantes e permeada por mensagens bonitas de amor e esperança.

Aproveito para lembrar que está acontecendo o primeiro sorteio do blog e que entre os prêmios oferecidos, tem um marcador do livro "Sofia", cedido pelo autora. Veja como participar, aqui.

Autora: Mai Passos G.

Disponível para comprar em e-book aqui: http://amzn.to/2gFlkKN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras