Dia do Amigo - 5 amizades da literatura

Hoje, dia 20 de julho, é comemorado o Dia do Amigo. Considero que as verdadeiras amizades são aquelas que nos acompanham ao longo da vida, em momentos de alegria e de tristeza, estando presentes nas nossas mais importantes memórias, e permanecem conosco independente de falta de tempo ou distância geográfica.
Pensando em celebrar esse dia, resolvi em citar alguns livros que trazem exemplos de grandes amizades. São histórias cujos personagens formam um vínculo forte e sincero, vivendo aventuras, superando momentos de adversidade e celebrando junto as vitórias. Alguns deles são tão cativantes que, ao final do livro, desejamos fazer parte daquele grupo de amigos.
Então, vamos à lista com algumas amizades literárias que me marcaram:



O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
            Tem como falar sobre amizade e não pensar em O pequeno príncipe? Acho impossível. Para mim, se existe uma obra na literatura que expressa o real sentido de amizade, é O pequeno príncipe.
Na simplicidade das palavras do principezinho, encontramos a mais complexa e bela definição  de amizade:
“Para mim, você não passa de um garotinho igual a cem mil garotinhos. E não preciso de você. E você tampouco de mim. [...] Porém, se você me cativar, precisaremos um do outro. Você será único no mundo para mim. Serei único no mundo para você...”


Série “Fazendo meu filme”, da Paula Pimenta
            Uma das coisas que mais me encantou quando li Fazendo meu filme foi o grupo de amigos apresentado na história, que é, ao mesmo tempo, divertido e cativante. Em especial, considero a amizade entre a protagonista Fani, a Gabi e a Natália muito bonita. As três têm personalidade muito diferente, mas isso não muda a lealdade e o amor que existe entre elas; elas aceitam e respeitam umas às outras como são. A amizade entre o Leo e o Rodrigo é muito bonita também; os dois são muito leais e companheiros e se apoiam sempre nos momentos mais difíceis.
            A Paula Pimenta constrói tão bem a relação de todos esses personagens, que no final do livro sentimos que eles são nossos amigos também.


Série “Os instrumentos mortais”, da Cassandra Clare
            Outra série que, ao longo dos livros, mostra lindas relações de amizade. Admiro especialmente, a amizade entre o Jace e o Alec. Os dois cresceram juntos, se entendem como ninguém e estão sempre prontos para ajudar o outro. Tem ainda a amizade entre a Clary e o Simon, que sobrevive a muitas dificuldades.
            Assim como havia dito a respeito de Fazendo meu filme, nos livros de Os Instrumentos Mortais o vínculo entre os personagens é tão forte e tão bonito, que desejamos fazer parte daquele grupo. Ao final do último livro, confesso que fiquei com uma sensação de saudade desses personagens, como se também fossem meus amigos.  


The kiss of deception, de Mary E. Pearson
            Não me canso de elogiar esse livro e não poderia deixar de incluí-lo nessa lista, uma vez que um dos aspectos que mais gostei nele foi justamente a amizade entre a Lia e a Pauline. As duas são extremamente leais e conseguem compreender uma à outra de maneiras que só verdadeiras amigas conseguem.
            Sem precisar de maiores explicações, Pauline entende o sofrimento de Lia e não pensa duas vezes antes de ajudá-la em seus planos. Acho que as duas tem personalidades muito diferentes, mas que têm em comum o fato de serem personagens fortes, corajosas e muito leais. As duas se amparam nos momentos de maior dificuldade e estão sempre dispostas a se arriscar para defender a outra. Uma amizade tão forte e sincera que criou um vínculo quase de irmãs.

Harry Potter, de J. K. Rowling
            Por fim, mas não menos importante, não podia deixar de incluir Harry Potter nessa lista. Acho que não preciso explicar muito os motivos desta série aparecer nesta lista, né?
            J. k. Rowling conseguiu trabalhar muito bem o tema da amizade ao longo dos livros de Harry Potter. De maneira mais óbvia, pensamos no trio principal. Podemos acompanhar desde o momento que Harry, Rony e Hermione se conhecem e vão se tornando amigos, vendo o vínculo entre eles crescer tanto com as brincadeiras e aventuras compartilhadas, quanto com as dificuldades que enfrentaram juntos. Uma amizade sincera, que se fortalece ao longo do temo.

            Mas a autora trabalha a amizade nas relações de outros personagens também. Em especial, admiro a reação entre Harry e Luna. No começo, Harry a considerava uma menina estranha e meio lunática, mas quando realmente a conhece surge a admiração, o respeito e a amizade. Gosto muito também do modo como Neville cresce e se torna um personagem mais forte para defender seus amigos.
               
"Nós temos uma coisa que Voldemort não tem. Algo pelo qual vale lutar."

        Essas foram algumas amizades que eu considerei marcantes na literatura. Vocês conhecem outros livros que trabalham esse tema de alguma maneira? Me conta aí nos comentários. E, claro, feliz dia do amigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras