A importância de Harry Potter na minha vida


O dia 31 de julho pode não ter nenhum significado especial para você, mas, para milhares de fãs no mundo inteiro, é uma data a ser celebrada. Este dia ficou conhecido como Potter Day, ou Dia de Harry Potter, pelo fato de ser o dia do aniversário do jovem bruxo, bem como de sua autora, J. K. Rowling. Então, como potterhead assumida, eu não poderia deixar de fazer uma pequena homenagem aqui no blog. Para isto, resolvi contar a importância que esta série, tanto os livros quanto os filmes, tiveram na minha vida.
Primeiro, vem o óbvio: Harry Potter me permitiu entrar em um universo mágico e lúdico, que me acompanhou durante minha infância e adolescência e permanece na minha vida adulta. Mergulhar naquele mundo fantástico estimulou minha imaginação e reforçou o meu gosto pela leitura. Se eu tinha alguma dúvida de que me tornaria uma ávida leitora, Harry Potter acabou com ela.
Além disso, os livros de J. K. Rowling trouxeram mensagens que pretendo guardar comigo para a vida. Ao longo de sete livros (em breve, oito), a autora levou aos leitores mensagens sobre a importância do amor (em todas as suas formas), a verdadeira amizade, lealdade, caráter, tolerância com as diferenças, e a necessidade de fazer o que é certo ao invés de optar pelo caminho mais fácil. Através de um mundo mágico, J. K. Rowling transmitiu ensinamentos importantes para o mundo real. Acredito que se mais pessoas levassem as mensagens destes livros a sério, o mundo seria um lugar muito melhor.
Mas mais do que a possibilidade de mergulhar em um universo mágico e aprender lições importantes com ele, Harry Potter me proporcionou alegrias que eu mal consigo descrever. Essa séria me permitiu formar novos vínculos de amizade. Sabe aquele momento que você descobre que uma pessoa gosta do mesmo livro/filme/série que você e vocês imediatamente começam a conversar? Muitas amizades que fiz na escola e até na universidade, começaram com o gosto em comum por Harry Potter.
E as lembranças das estreias dos filmes? Estas estão entre os momentos mais divertidos da minha adolescência e fase adulta. Sim, eu continuei indo nas estreias mesmo quando já estava na faculdade. Eram horas de espera na fila onde ficava aguardando ansiosamente o filme começar, enquanto conversava com colegas e até com outros fãs que não conhecia. Afinal, estávamos todos unidos por amor àquela série.
Harry Potter representou um outro momento marcante na minha vida. Foi o primeiro livro que eu li em inglês. Estava tão ansiosa para saber o que aconteceria no último livro, que não aguentava esperar a edição brasileira. Assim, resolvi ler em inglês mesmo. O problema é que eu nunca tinha lido um livro em inglês antes. E, pior, eu não tinha feito um curso de inglês ainda. Todo meu conhecimento do idioma, vinha das aulas que tinha no colégio. Mas, meu amor pela série foi maior que esse “pequeno” detalhe. Com um dicionário do lado, comecei a ler “Harry Potter and the Deathly Hollows”. Para surpresa de todo mundo, inclusive minha, consegui ler o livro em seis dias e sem grandes dificuldades. Depois disso, minha mãe me matriculou no curso de inglês (comecei no avançado).

Ainda hoje, quase dez anos depois do lançamento do último livro, me emociono todas as vezes que mergulho nessa história. Harry Potter marcou minha infância, minha adolescência e permanece na minha vida adulta. Estes livros tiveram grande influência na pessoa que sou hoje, seja pelos valores que transmitiram, pelas boas lembranças que me proporcionaram, por tererem revelado minha facilidade para o inglês ou por firmar o meu gosto pela leitura. Por este motivo, serei sempre grata a J. K. Rowling por ter criado este universo e estes personagens que eu aprendi a amar. Então, feliz aniversário J. K. Rowling! Feliz aniversário, Harry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras